

Quase 90% dos brasileiros acima de 16 anos se medicam sem orientação
Nos cinco primeiros meses de 2021 houve um aumento de 13% na venda de antidepressivos e estabilizadores de humor.

Efeito porta: como evitar os lapsos de memória
A condição ocorre quando o indivíduo está em um estado cognitivo vulnerável, com a mente muito sobrecarregada.

Misturar antidepressivo e remédio natural é arriscado, diz psiquiatra
Muita gente consome fitoterápicos sem saber que eles podem interagir com remédios de prescrição.

Como os alimentos ultraprocessados afetam a nossa saúde mental?
Na correria do dia a dia, é muito tentador apostar em lanchinhos rápidos e prontos para economizar tempo. O problema é que esses alimentos ultraprocessados podem afetar a nossa saúde — tanto física, quanto mental.

Como identificar os sinais de quem sofre com transtorno bipolar?
O dia 30 de março se tornou o Dia Mundial do Transtorno Bipolar em homenagem ao aniversário do pintor Vincent Van Gogh, que foi diagnosticado após a morte como possível portador da chamada bipolaridade. Estima-se que no Brasil cerca de 8% da população tenha bipolaridade, um transtorno mental muito estigmatizado. O objetivo da data é chamar a consciência mundial para transtornos bipolares e eliminar o estigma social em torno da grande, que ainda é elevadíssimo e, infelizmente, sinônimo muitas vezes de chacota.


Dificuldade para dormir? Entenda riscos e vantagens da melatonina
A melatonina é essencial para o sono. O hormônio é produzido no organismo de forma natural, mas, em muitos casos, é necessário fazer suplementação.
Autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a liberação da venda de melatonina em farmácias foi bastante comemorada no final do ano passado. Porém, o consumo sem prescrição médica pode ser ineficiente para a regulação do sono e ainda trazer riscos à saúde.

Mulher que manteve relação sexual com sem teto diz ter tido alucinações
A mulher que manteve relação sexual dentro de seu carro com um sem-teto disse ter enxergado Deus e o seu próprio marido ao olhar para o homem em situação de rua. O esposo da mulher é um personal trainer que acabou agredindo o sem-teto ao flagrar a esposa durante o ato.

Dissonância cognitiva: como lidar com novas informações e a cultura do cancelamento
Toda pessoa carrega uma bagagem de informações, ideias, emoções, valores e crenças que funciona de modo harmônico e coerente, garantindo sua adaptação ao mundo real. No entanto, a cada momento, surge uma nova informação que pode ter de uma a três características: ela é indiferente aos seus interesses, podendo ou não ser absorvida por você; ela é coerente ou consistente aos seus interesses, sendo rapidamente captada, sem maiores preocupações na verificação de sua veracidade; e, por último, ela é incoerente ou incongruente, causando desconforto ou estresse à mente.

De lentidão à alucinação: os estágios da privação de sono
Passar apenas uma noite em claro não é um grande problema. No entanto, se a privação de sono se tornar contínua, os sistemas que regulam as funções do corpo se descompensam e diferentes problemas de saúde passam a surgir. Ficar 18 horas sem dormir, por exemplo, prejudica os reflexos motores, julgamento e o tempo de reação quando dirigimos. Isso implica em um efeito parecido com o de estar embriagado (o equivalente a uma concentração de 0,05% de álcool no sangue), aumentando o risco de acidentes de trânsito.

Burnout está relacionado à alta produtividade e pode custar caro
Nádia Santana é mestre em Psicologia da Personalidade, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e especialista em Psicologia da Saúde. Com 22 anos de experiência clínica, atendeu pessoas que passaram por burnout e estudou o tema no Hospital da Associação de Combate ao Câncer de Goiânia.

Estágios da privação de sono: de lentidão à alucinação
Passar apenas uma noite em claro não é um grande problema. No entanto, se a privação de sono se tornar contínua, os sistemas que regulam as funções do corpo se descompensam e diferentes problemas de saúde passam a surgir. Veja alguns estágios da privação de sono:

Saiba identificar a depressão: 8 fatos que sinalizam a doença
A conscientização dos brasileiros sobre o tema depressão parece aumentar. Segundo pesquisa do Datafolha sobre saúde mental, 4 em cada 10 brasileiros tiveram sintomas de ansiedade ou depressão durante a pandemia, e 53% dos entrevistados consideram muito importante oferecer suporte a quem esteja passando pela doença, enquanto 10% não souberam agir diante de um conhecido com depressão.

Como se alimentam as pessoas que vivem mais do que 100 anos...
Esse conceito surgiu com base em um estudo do jornalista norte-americano Dan Buettner, da National Geographic, em conjunto com pesquisadores e cientistas do National Institute on Aging (Instituto Nacional da Idade), nos Estados Unidos. Eles descobriram que nesses lugares as pessoas viviam mais do que a média, além de terem menos problemas do coração e menos demência —no caso da ilha grega, quase não havia casos.

Melatonina: os prós e contras da liberação do hormônio
Com a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso da melatonina para a formulação de suplemento alimentar, o hormônio ganhou destaque, mas gerou preocupação, já que a venda sem receita médica pode resultar em uma série de problemas.

Pesquisa: muito doce afeta a saúde mental
Em excesso, o açúcar contribui para uma série de patologias. É o que mostram as evidências científicas divulgadas nos últimos anos. Até aí, nenhuma novidade, mas você sabia que esse consumo elevado é um fator de risco para o surgimento de transtornos mentais?

Entenda como reconhecer e superar gatilhos emocionais
Um nariz entupido, ficar sozinho em casa por muito tempo e até mesmo o ato de dirigir. Por muito tempo, situações absolutamente comuns do cotidiano despertavam no compositor Celi Júnior, de 27 anos, sensações de angústia, ansiedade e pânico. Ele não sabia, mas eram gatilhos capazes de disparar uma série de reações emocionais. “O que mais me ajudou a superá-los foi o entendimento, mas sempre é possível surgir algo novo. A terapia com um psicólogo é de extrema importância. Mudou minha vida”, ressalta o rapaz, que criou o perfil no Instagram @ansiedadefalante com depoimentos e visões de como lidar e conviver com a ansiedade.

Felipe Neto diz ter feito compras para 'afogar mágoas': consumo realmente alivia tristeza? Especialistas explicam
Depois de terminar o namoro de cinco anos com a influenciadora Bruna Gomes, Felipe Neto revelou que foi ao shopping fazer compras para "afogar as mágoas". E deu ainda um spoiler aos seguidores: "Não me senti melhor", escreveu. O sentimento, que acometeu o youtuber, não é exclusividade dele, especialistas explicam. Mas é preciso ficar alerta para que essa situação não desencadeie para atitudes compulsivas, desenvolvendo a chamada oniomania.

A Organização Mundial da Saúde reconheceu a Síndrome de Burnout, esgotamento profissional
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, como uma doença ocupacional, isto é, relacionada ao estresse da rotina de trabalho. O termo foi incluído na 11ª versão da Classificação Internacional de Doenças, a CID-11, que passou a vigorar em 1º de janeiro de 2022.