
Estresse pós-traumático: cientistas focam esforços para amenizar sintomas
Os tratamentos mais indicados para ajudar pacientes com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) são medicamentos e psicoterapia. Mas esses recursos, muitas vezes, não são suficientes.

6 maneiras de lidar com o luto na época do Natal
O fim de ano é uma época marcada por festividades e alegrias, tanto por causa dos feriados simbólicos quanto pela temporada de férias e a chance de se reunir com família e amigos.

Fim de ano é armadilha para compradores compulsivos
Um armário cheio de roupas ainda sem usar, peças e produtos comprados sem necessidade e a sensação de prazer imediato que desaparece dias após a compra foram os sinais que fizeram a jornalista Flávia Vargas, 44 anos, perceber que estava comprando por compulsão.

Oniomania: compulsão por compras. Você sofre disso?
A pandemia agravou essa patologia. Mulheres do Brasil são líderes no consumo. Saiba quais são os sinais de que você se enquadra no perfil

Como lidar com a oniomania, o desejo compulsivo por comprar
A Black Friday e a chegada das festas de fim de ano, com o adiantamento do 13º salário na conta, despertam a compulsão por compras em boa parte dos consumidores. O problema pode virar um transtorno mental e tem até nome – Oniomania, também chamada de consumismo compulsivo -, mas a boa notícia é que pode ser tratado com ajuda de profissionais, incluindo um consultor financeiro; remédios, terapia e até grupos de apoio, como Devedores Anônimos.

Ansiedade pela Black Friday pode gerar oniomania, explica especialista
É muito normal se sentir ansioso pela expectativa de encontrar boas ofertas na Black Friday, ainda mais quando o item desejado é de verdadeira necessidade. Depois, é preciso ter controle para não se perder a mão diante das promoções e isso não vale só para o bolso, mas para a saúde.

Oniomania: 5 sinais de que comprar se tornou compulsão
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 8% da população mundial sofre de oniomania, compulsão por compras, também chamada de consumismo compulsivo e Transtorno do Comprar Compulsivo (TCC). A patologia é responsável pelo giro de mais de US$ 4 bilhões na América do Norte, por exemplo. Entre 80% e 94% dos compradores compulsivos são mulheres, cujo transtorno costuma surgir por volta dos 18 anos de idade.

Dicas para um pós-pandemia saudável
As doenças mentais ainda são sub diagnosticadas devido ao preconceito existente na sociedade, acometendo quase 10% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Só no Brasil, são quase 11,5 milhões. Com a pandemia, esse cenário ficou ainda pior. Continue lendo e entenda melhor sobre o assunto.

Depressão sazonal: evite que o clima afete a sua saúde mental
Em países tropicais como o Brasil, uma média de 1% da população é afetada pela depressão sazonal, equivalente a quase 2 milhões de pessoas

Dia Mundial da Saúde Mental: retome sua vida com equilíbrio
Hora de libertar-se dos impactos da pandemia. Paralisia, tristeza, ansiedade. Entender que você não tem o controle é o primeiro passo

"Conhecer demência é conhecer Alzheimer" é tema de campanha
A iniciativa global “Setembro: Mês Mundial da Doença de Alzheimer” completa, este ano, o décimo aniversário da campanha que busca desmistificar o preconceito e a desinformação que cercam a doença. O tema da campanha em 2021 é “Conhecer Demência, Conhecer Alzheimer”.

Dia Mundial do Alzheimer: os sintomas iniciais e os cuidados
No Brasil, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.
O ano de 2021 marca o 10º ano da campanha Setembro: Mês Mundial da Doença de Alzheimer, uma iniciativa global que objetiva desafiar o estigma e a desinformação que ainda envolvem a demência. Em 21 de setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer, a Alzheimer Disease International (ADI) lançará seu Relatório Mundial de Alzheimer que, neste ano, se concentrará no aspecto do diagnóstico, levantando questões importantes para sistemas de saúde, governos, gestores e pesquisadores.

Dormir mal: Sinais (além do cansaço) de que o seu sono é ruim
Anda desconfiado de dormir mal? Pois saiba que a insônia, um problema muito comum na população brasileira, não se caracteriza apenas pela dificuldade em pegar no sono ou acordar no meio da madrugada e não conseguir mais desligar. Além disso, existem outros transtornos que podem afetar as suas noites.

Setembro Amarelo: mitos, verdades e os sinais do comportamento suicida
O comportamento suicida envolve uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais, segundo o psiquiatra Dr. Adiel Rios, pesquisador do Instituto de Psiquiatria da USP e do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas da UNIFESP. “Estima-se que de 15 a 25% das pessoas que tentam suicídio cometem nova tentativa no ano seguinte, e 10% conseguem consumar o ato em algum momento no período de 10 anos, compreendido entre a tentativa anterior e o suicídio consumado. Ao longo da vida, de cada 100 pessoas, 17 chegam a pensar em suicídio”, relata Dr. Adiel..