
TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
Fobias
A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo sentimento de medo forte, irracional, de algo que representa pouco ou nenhum perigo real. Existem diversas fobias, como a acrofobia (medo de altura), a agorafobia (medo de lugares públicos), a claustrofobia (medo de lugares fechados) e a fobia social (situações sociais cotidianas que causam ansiedade extrema). Outras fobias comuns envolvem água, voos, animais e sangue. Na impossibilidade de o paciente evitar o objeto da fobia, é comum o sentimento de pânico e medo, aceleração dos batimentos cardíacos, falta de ar e tremores.
Se você reconhece esses sintomas em algum amigo ou parente:
Transtorno do Pânico
O transtorno do pânico é um transtorno de ansiedade que causa ataques de pânico com sensações repentinas de terror sem motivo. Algumas pessoas apresentam sintomas físicos, como aceleração dos batimentos cardíacos, dores no peito, dificuldade para respirar e tonturas. Os ataques de pânico podem acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar e sem aviso prévio. O paciente tem medo de ter outro ataque e tende a evitar locais onde já teve um ataque. Em alguns casos o paciente sequer consegue sair de casa. O transtorno do pânico é mais comum em mulheres do que em homens e geralmente apresenta os primeiros sintomas no início da fase adulta devido ao estresse. A terapia pode ajudar o paciente a reconhecer e mudar padrões de pensamento, evitando crises. O tratamento medicamentoso também é uma alternativa eficaz.
Se você reconhece esses sintomas em algum amigo ou parente:
Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um tipo de transtorno de ansiedade. As pessoas que sofrem de TOC têm pensamentos repetitivos e perturbadores, também chamados obsessões. Na tentativa de desvanecer as obsessões os pacientes repetem exaustivamente algumas operações. Essas repetições são chamadas compulsões. Obsessões geralmente tomam forma de medo de germes ou de ser ferido. Compulsões incluem lavar as mãos, fazer contagens exaustivas e fiscalizar hábitos de limpeza. Pesquisas recentes mostram que os circuitos cerebrais são substancialmente alterados em pessoas que sofrem de TOC, o que resulta em prejuízos significativos na qualidade de vida do paciente. Acredita-se que o Transtorno Obsessivo-Compulsivo tem origem familiar, com os primeiros sintomas geralmente sendo percebidos ainda na infância ou na adolescência. Os tratamentos que combinam o uso de medicamentos com terapia costumas ser altamente eficazes.
Se você reconhece esses sintomas em algum amigo ou parente:
Transtorno Do Estresse Pós-Traumático (TEPT)
Você pode ser acometido pelo Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) depois de vivenciar ou assistir a um evento traumático, como um assalto, um estupro, um abuso físico ou um acidente grave. O TEPT pode fazer o paciente se sentir estressado e com medo mesmo depois de passado o perigo, podendo afetar o círculo social e familiar. O TEPT pode causar flashbacks (sentimento de que o evento está acontecendo novamente), distúrbios do sono, explosões de raiva, solidão, preocupação, culpa ou tristeza. Sinais de TEPT podem aparecer imediatamente após um evento traumático. Há casos de surgimento de novos sinais ou agravamento do trauma mesmo após meses ou anos da ocorrência do evento. O tratamento mais comum é a terapia.
Se você reconhece esses sintomas em algum amigo ou parente: